domingo, 10 de agosto de 2008

Washington - a capital dos EUA

Washington tornou-se a capital dos EUA em 1800 (Philadelphia foi a primeira capital). No centro de Washington tem o "Mall", uma zona gigante no centro da cidade, com um relvado, em torno do qual se localizam os principais museus (todos gratuitos, registe-se). Nos extremos ficam, de um lado, o CAPITOL e, do outro, o LINCOLN Memorial.
Uma visita guiada ao CAPITOL (o equivalente ao Parlamento de Portugal) com um assessor local permitiu, por exemplo, ver um gabinete de um Congressista (= Deputado), a sala da House of Representatives e outras salas, mais antigas... A sala do Senado estava fechada.
No outro extremo do Mall existem diversos "Memorials", onde os americanos prestam homenagem aos combatentes em diversas guerras. O maior memorial fica no centro do Mall e foi dedicado aos combatentes da segunda Grande Guerra Mundial. Num dos lados do Mall espraia-se outro jardim, ao fundo do qual fica a White House (Casa Branca), que ao vivo parece muito mais pequena do que quando vemos na tv. 
Escusado seria de dizer que bandeiras americanas... aparecem a toda a hora e em Em Washington aconteceu, igualmente, a descoberta de duas novas cozinhas: da Etiópia e do Médio Oriente.

2 comentários:

Unknown disse...

Convém que esclarecer que "Mall" é normalmente utilizado pelos Americanos para se referirem aos grandes centros comercias nas periferias das cidades. O "Mall" de Washington é que é especial: parque verde em tono do qual se encontram museus, memoriais e edificios administrativos.

Unknown disse...

É mais um "jardim"?pela descrição estou a ver aquilo que nós chamamos RELVADO e que até serve para o FCP fazer faenas aos adversários e proporcionar-nos alegrias...agora Mall...pf pf pf