segunda-feira, 14 de abril de 2008

Perdões!



Com tantos amigos que vejo da minha janela para o mundo, acabei por omitir alguns... Mário, désoléééé!!!! Por isso, aqui fica a justa referência a França, Inglaterra, Finlândia e, claro, a inevitável Bélgica!

Quando me mudei para a capital da Europa estava a decorrer uma greve europeia de camionistas, que bloqueou as principais avenidas de Bruxelas. Com a minha mãe, tivemos de arrastar as malas pelas ruas até ao Hotel, porque nem o taxi podia circular.

No período que ali passei, aprendi a gostar de batatas fritas com molho, de moules, dos GAUFRES (os melhores são os da lojinha Papillon, em frente às Galerie de la Reine, regados com uma concha de chocolate quente!).

Onze meses depois, ao voltar, trouxe na mala um ano de estudo e de trabalho, mas sobretudo a amizade de tantas pessoas que me acolheram e que valorizaram tantos aspectos da cultura portuguesa: arroz bem cozinhado, alheiras, bacalhau, bolacha maria e, claro, o CAFÉ!

Só consegui viver este período a 100% depois de dar um "salto mortal" e deixar de pensar à portuguesa, procurando entrar na cultura belga e procurar olhar aquele país como se fosse o meu. A partir daí, gostei tanto daquele país que, ainda hoje, muitos dizem ser a minha segunda casa e ainda me faz os olhos brilhar de emoção e saudades!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tivemos azar com o dia da chegada- greve- mas não arrastamos as malas!... só alguma atrapalhação naquelas eternas escadas rolantes.
Uma viagem que ficou tambem na minha memória. Lembras-te Joana daquela noite, já no quarto do hotel, a consultar o "aluga-se" e a fazer telefonemas? Qual de nós, mãe ou filha, estaria mais ansiosa por ver a situação resolvida? E na manhã seguinte, lá fomos à "Rond de l´étoile", para ver mais um apartamento. Tudo acabou bem, depois de mais algumas peripécias.
Temos de lá voltar e, de preferência, no dia 14 de Setembro.

Anónimo disse...

Que dias fantásticos passei lá contigo!
Apesar de não gostar de doces, ainda hoje suspiro por aqueles gaufres de chocolate.
Será que já sabes quem sou?