quarta-feira, 16 de abril de 2008

Menti para falar a verdade!


Conta o pai...


A luz verde ou vermelha da arca congeladora significava automática/manual, sendo que “manual” era manejada apenas por adultos. Quando, um dia, apareceu a luz vermelha, os “inspectores familiares” sujeitaram as várias crianças que estavam em casa (numa festa de anos) a um interrogatório com a habitual frase "Se confessares não acontece nada...". Afastada a irmã mais velha por falta de indícios e pela respeitosa credibilidade dos seu "nãos", ficava a Joana, irmã mais nova, que confessou.
Promessa feita e cumprida: não houve pena. No dia seguinte, a Joana tinha um aspecto estranho, uma quietude perturbante, em ronda permanente à Mãe. Tudo anunciava algo. “Joana, passa-se alguma coisa? Queres alguma coisa? Que tens?” – pergunta a mãe.
Murmúrios, frases monossilábicas e silêncios.... MISTÉEEEEEEERIO.
A mãe, com frases maternais, sugeriu "se não és capaz de dizer escreve num papel..." e logo apareceu um papel em letra de 1ª classe (sim, escreveu cedo) com uma confissão terrível: “Mãe, eu menti para falar a verdade que fui eu que liguei a arca mas não fui eu”. Tradução: assumiu ter ligado a arca para encobrir outra criança.
O papel desapareceu mas a história existe há 30 anos.

4 comentários:

Unknown disse...

o pai corrige:a história tem 25 anos dada que a criança tem agora 30.Fenómenos acontecem no Entroncamento e não na Rua Álvares Cabral onde vivia à data da história.

Unknown disse...

Agradece-se o esclarecimento! Como a Joana disse que "escreveu cedo", ia perguntar se "cedo" significava com 1 ano de idade!!!

Unknown disse...

Como não sei a idade da Filipa (será aquela que trabalha no BP?)duas hipóteses para não advinhar a solução:alguma amiga perturbada com os sucessivos TRI que esmagam os "Águias" ou vê-me como pai-coruja (livra se estes modelos de pais se chamassem pais-Águias...).
Mas dou a solução:um erro que foi corrigido num comentário posterior, já publicado.Posso ser mais preciso?8 Dezembro de 1982.
Joana manda-me o perfil desta comentadora para dar instruções ao Deco e Pisco:vai ter que enfrentá-los se entrar na casa de Valbom de Baixo....

Unknown disse...

As histórias que eu já ouvi do Deco e do Pisco ... Se calhar o luis gostava de as contar num blog dele ;-)